5 Decks para o Torneio de Lançamento de Redenção
Salve jogadores! A segunda coleção do comitê A Renewed Hope já está entre nós. Redenção chegou e com ela vem o famoso Torneio de Lançamento de coleção, organizado pelo próprio comitê ARH. Por possuir inscrição gratuita e contar com premiações de participação, o torneio é um sucesso de público e já conta com mais de 130 inscritos. Sabemos que montar e decidir um deck competitivo o suficiente em apenas 24 horas é uma tarefa árdua e, por isso, hoje convidamos Thomas Hoag, um experiente jogador com várias participações relevantes em torneios nacionais e internacionais, para te apresentar 5 opções interessantes para jogar esse torneio de lançamento de Redenção. Esta lista não consta necessariamente os melhores decks ou mais óbvios (estou olhando para você, Dash/Han), mas são alguns decks que ele considera interessantes, divertidos e, com um pouco de prática e alguns ajustes, relativamente competitivos.
Para saber mais sobre o torneio, acesse: swdrenewedhope.com. Vamos à lista!
1) Obi-Wan $$$
Vi muitas pessoas comentando sobre possíveis pares para Obi-Wan “Rako” Kenobi, seja tentando se aproveitar de seu subtipo espião com Galen ou Jyn Erso (um deck que começa com 2 dados mas não deixa o oponente jogar) ou para baixar nele habilidades azuis com R2-D2 ou Ahsoka. Entretanto, acredito que o deck mais interessante com Obi é um deck que busque ganhar dinheiro, e muito dinheiro. Este deck talvez tenha o maior “teto” de geração de recursos que você vai ver no meta de Redenção.
Outro dia, gerei 8 recursos na primeira rodada, com somente 2 dados:
- 1 recurso ao ativar Obi e detectar um evento;
- 2 recursos ao jogar Selling Intel (tinha detectado o Blizzard);
- 2 recursos ao usar o PA do Casino nos dados do C-3PO;
- 1 recurso de Small Battles Won;
- 2 recursos ao resolver os dados do C-3PO.
Este cenário obviamente não é o esperado, mas vejo algo em torno de 4 recursos por rodada enquanto os 2 estiverem vivos. A maior fraqueza do deck, além de ter pouca vida, acaba sendo a falta de “bombas” para baixar, falta um Megablaster ou um Blizzard. A melhor opção que enxerguei até agora é o pacote de Comitiva e algumas naves interessantes do novo set.
Cartas chave: Selling Intel (FA81), Forewarned (FA80), Small Battles Won (RM81) e Entourage (CVG152).
Menção honrosa: eObi-Wan “Rako” Kenobi/eSatine/United.
2) Piratas Arrgghh
Este deck é talvez o melhor deck para irritar seus amigos que não estão tão acostumados com a coleção atual de cartas. Tem uma série de surpresas e armadilhas, todas para ajudar a roubar os recursos do seu oponente. A jogada mais frustrante? Esperar seu oponente ter 3+ recursos e jogar Plunder, pagando 1 recurso para roubar 3 (ou mais!) recursos dele. E quando (não digo se, mas quando) conseguir roubar 4 recursos do oponente, você vira a conspiração e agora tem uma excelente melhoria para colocar em um de seus piratas
Para o seu ramp, você tem o pacote de Comitiva e quatro cartas de custo 1 que possuem um excelente valor pelo preço: 2x Pirate Slugthrower e 2x Pirate Crew Member (te dando mais piratas para Plunder).
Cartas chave: Plunder (CM47), Entourage (CVG152) e Survival Instict (CM136).
Menção honrosa: Kragan/Hondo/Ultimate Heist, eBazine/Skreek/Pirate Loyalist/Ultimate Heist.
3) Jabba Blizzard
Enquanto muitas pessoas estão olhando para o Veers junto com a nova conspiração Relentless Advance, estou olhando para Veers/Jabba. Vejo este deck como talvez o melhor caminho para conseguir baixar o Blizzard rápido, mas sem precisar depender dele como sua única condição de vitória
A chave deste deck é conseguir suas cartas de ramp (Reap, Fresh Supplies e Small Battles Won) na primeira rodada e, se possível, conseguir jogar em seu campo. Na primeira rodada, você consegue até jogar relativamente rápido e garantir o claim na Wheeta para ter os 2 recursos adicionais na segunda rodada. Vale lembrar que este deck não é “Blizzard ou nada”, às vezes um Megablaster ou um 501st na primeira rodada já ajuda bem.
Cartas chave: Reap (CM134), Small Battles Won (RM81), Blizzard (RM23), Face the Enemy (CM27) e Probe (CVG25), as duas últimas usadas sempre para “limpar” o mão do oponente antes de ativar o seu Blizzard.
Menção honrosa: Inúmeras opções de “5-die villain” com a chegada de Ozzel (RM14) e Ziro (RM29).
4) Watch Your Career with Interest
Originalmente, a conspiração Watch Your Career With Interest possuia algumas limitações grandes que dificultavam muito seu uso. Mas a versão final é bem mais flexível e parece ter potencial para ser muito boa. Porém, um aviso antes de entrarmos no detalhamento do deck: nunca testei este deck e ele tem muitas “peças em movimento”. Acho que é um deck que precisará de muito refinamento, mas que oferece muitas opções interessantes e divertidas para quem gosta de utilizar formações diferentes.
O grande “tchan” da conspiração é: você vai colocando recursos nela toda vez que remove ou vira um dado (seu ou do oponente). Ao atingir 6 recursos, você pode derrotar um de seus personagens Sith ou Aprendiz, como uma ação, para virar a conspiração e revelar um novo personagem: um Darth Vader novinho com vida cheia. Ao mesmo tempo, quando um Sith que você controla for derrotado, a Zannah herda os dados deste Sith. Ou seja: se você derrotar o Maul para virar a conspiração, ela vira uma mini-Maul.
Acho que este deck vai deixar o oponente na dúvida, pensando em quem atacar primeiro, sabendo que, se não matar a personagem antes de você conseguir os 6 recursos no plot, todo o trabalho dele será em vão. Mas não se esqueça: quando virar a conspiração, você perderá todas as melhorias do personagem derrotado, então deve-se escolher com muito cuidado onde colocá-las e quem você irá derrotar para virar a conspiração.
Cartas chave: Cartas de ramp (vai ser difícil ter recurso) e remoções de custo 2 para a PA do Maul. Afinal, quem não quer pagar 1 para remover 3 dados e também contribuir com 3 recursos para a conspiração?
Menção honrosa: Algo com Bazine, para acelerar mais ainda o plot, pode ser bem interessante.
5) Dash e Han
Então, menti para vocês, vou falar um pouco de Dash/Han sim, hahaha.
Vejo este deck como sendo o favorito para dominar o começo do meta. Existem basicamente duas variações deste deck: a primeira éuma versão que aposta tudo na velocidade e nas armadilhas da PA do Dash (por exemplo: Controlled Chaos com emboscada é devastador, de repente você leva 3~4 de dano indireto para logo em seguida levar mais 8~12 de dano direto). Já a segunda é uma versão que aposta mais no ramp, usando o pacote Comitiva (por exemplo: Change of Plans com emboscada é devastador, aquele 3 de dano por 1 recurso do Hired Muscle acabou de virar um 3 foco com emboscada).
Se não estiver jogando no Mean Streets, o deck perde bastante seu poder, então acho que negar o uso do campo (o que é fácil para um deck vilão vermelho) pode ser um bom counter.
Cartas chave: Controlled Chaos (CM130), Change of Plans (FA53) e Entourage (CVG152).
Menção Honrosa: Censurado pelo editor por não haver honra em jogar de Han/Dash, hahaha.
Conclusão
Bom, é isso pessoal. Acho que Redenção trará uma diversidade muito bem vinda ao meta e espero que muitos arquétipos diferentes apareçam e que sejam divertidos e competitivos para jogar. Esperamos que esse artigo tenha sido útil e tenha entrega algumas ferramentas iniciais para quem ainda estava meio perdido sobre que deck levar ou quais decks poderia acabar enfrentando no torneio de lançamento.
Então, boa sorte sábado e que a força esteja com vocês!