Spoilers de Redenção Parte 4
Mais um artigo de spoilers! O quarto de Redenção, o segundo lançamento do comitê de continuidade A Renewed Hope, coleção com data prevista para sair no dia 29 de Janeiro. Depois dos três primeiros blocos abordarem cartas de herói, chegou a hora de serem revelados os primeiros vilões de Redenção. Para realizar a análise das cartas, convidamos três jogadores com experiência de sobra: Fernando Barbosa (El Baiano), Guilherme Costa e Jefferson Oliva. Sem mais delongas, vamos aos spoilers!
Quarto Bloco – Tiny Grimes
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=soetjcmpuoA
Se você é um jogador da velha geração, lá dos tempos onde só existia a coleção Despertares, provavelmente lembra do nome de Tiny Grimes. Ele foi um dos primeiros, senão o primeiro, produtor de conteúdo de Star Wars Destiny. Tiny já lançava vídeos sobre Destiny antes mesmo do jogo ser lançado oficialmente nas lojas. É uma personalidade muito querida pelos jogadores internacionais e voltou recentemente a gravar vídeos sobre Destiny, principalmente após o anúncio de Lealdades em Declínio. Lembro que via bastante vídeos de Tiny sobre decks de vilão, talvez por isso ele tenha sido presenteado com as primeiras cartas vilanescas a serem anunciadas, e que cartas!
El Baiano: Finalmente o comitê ARH anuncia seu primeiro personagem com dado paralelo. Gosto do dado escolhido, pois o Savage de Através da Galáxia foi um personagem que viu pouca mesa, agora, em uma versão mais barata, habilidade Guardião e sem a necessidade de ativar na primeira ação da rodada, certamente verá mais mesa. Ótimo parceiro para o Maul de Centelha de Esperança, podendo invocar inclusive a conspiração da Regra de Dois. Descartar uma carta e gastar 3 recursos para virar o personagem? Me parece um preço alto a se pagar.
Guilherme: Savage está de volta, dessa vez perigoso e numa carta dupla-face! Usando o dado paralelo de Across the Galaxy, por 11 pontos elite, o irmão de Maul, além de agressivo, dá suporte com seu Team-Up e Guardian (apesar de seus nove de vida serem frágeis). A PA não é tão difícil de ser usada, transformando-o assim na versão com esteróides. Parceiros possíveis: Maul SoH, Maul Redemption, Thrawn SoH.
Jefferson: O reaproveitamento de dados antigos e a mecânica de virar as cartas que foram utilizadas em Transformações voltam agora em Redenção. Veremos ambas aplicadas a Savage Opress, irmão de Maul. Savage usará o dado da sua versão anterior, lançada em Através da Galáxia. Ele tem Aliados com o Maul e pode virar para uma outra versão dele mesmo. Savage também é Guardião, além de ter um bom dado. Eu achei uma carta muito consistente, com qualidade de jogo. E veremos Savage presente em outros decks, além do deck com seu irmão.
El Baiano: A forma como ele me diz que tem “special chaining” é diferente. Quatro faces de dano e ainda possui uma habilidade Guardião que fomenta o seu especial, sem dúvida é um bom personagem, mas olho aberto, é um personagem que não possui face de recurso. Mais um ótimo par para o Darth Vader de Covert Missions, podendo jogar inclusive com a regra de dois, o que não é tão incrível assim, pois ambos possuem muitas faces que não podem ser resolvidas com a conspiração.
Guilherme: A versão com anabolizantes ganha mais 3 de vida e mantém o Guardian. Já o dado perde o 3X, porém ganha mais consistência com os 2 especiais que batem 2 ou podem virar outro dado para um lado com valor “0”, que combam perfeitamente com a versão nova de seu irmão (a seguir), ou quem sabe com o Kylo de Spark? Ou até o Vader Piloto? Veremos.
Jefferson: Quando Savage Opress “flipa”, ele se torna uma versão mais robusta, mas mantém o Guardião da versão anterior. Sua vida aumenta, bem como sua pontuação. O mais interessante são as duas faces de especial que o permite resolver seus dois dados como especial e dar até 4 de dano. Ainda falando do especial, ele também pode ser considerado uma remoção leve, já que pode virar um dado para um lado cuja a face tenha valor 0 (especial e vazio).
El Baiano: Mais um personagem com um dado paralelo que viu pouca mesa. Já podemos perceber um padrão nos dados paralelos do comitê ARH? Cedo para essa afirmação. Sobre o personagem, vida interessante e dado “ok” para o custo. A habilidade acaba forçando o deckbuilding para uma inclusão maior de eventos de custo 0 e 1, pois Maul precisa “flipar” no turno 2 (tarefa difícil), no máximo no turno 3. Felizmente azul é uma cor que possui bastante desses eventos.
Guilherme: Já o furioso Maul vem para a sua 3ª versão utilizando seu dado paralelo de Legacies, que quase não viu jogo na versão original. Porém, 13 pontos elite para 11 de vida não é lá tão ruim assim. Sua habilidade para flipar não parece ser tão simples assim, talvez uma deckbuilding específica facilite isso…
Jefferson: Mais um personagem que usa as novidades oriundas de Transformações, Maul parece ser um personagem bem versátil, já que possui uma boa pontuação, uma ótima vida e um dado bem interessante para um personagem de 10/13. Com essa pontuação, montar um time com três personagens fica bem mais fácil até para ajudá-lo a “flipar”. O texto para virá-lo poderia ser um pouquinho melhor. Mas entendo que não quiseram deixar as coisas tão fáceis assim. Vamos ver como ele se sai ao rolar os dadinhos.
El Baiano: Esse é o tipo de carta que, quanto mais eu leio, melhor ela fica. Talvez porque o dado não seja tão impactante para um personagem de 19 pontos. A ação potente permite você jogar grandes eventos de custo 2, por apenas um recurso. Já o especial, permite uma reversão por apenas um recurso, podendo devolvê-lo com juros se você já tiver atingido a condição dos 7 eventos. Um personagem que vale a pena pagar os dois recursos da carta anterior para virá-la.
Guilherme: A versão Conquistador de Mandalore ganha +2 de vida, o dado não muda tanto, porém as habilidades dele são interessantes. A PA de jogar um evento azul par diminuindo em 1 é bem interessante, mas o especial só se torna OK se você tiver flipado ele desde a outra face, ou então no late-game. Sinceramente, pela pontuação, acho o Maul de SoH mais forte.
Jefferson: O lado B de Maul possui uma ótima ação potente. Jogar um evento azul diminuindo seu custo em um e ainda utilizar a sua habilidade e colocar um recurso nele é muito bom. No Destiny, qualquer coisa que permita reduzir o custo é sempre bem-vinda. Achei um dado ok, que até poderia ser mais forte. O mesmo vale para sua vida e pontuação. Entendo seus 19 pontos elite por causa do Savage de custo 11 elite. Ainda prefiro o Maul de Centelha de Esperança.
El Baiano: Uma mistura de Beguile com Hidden Motive. Evento poderoso, que pode ficar ainda mais forte se for jogado por apenas um recurso com o Maul – Conquistador de Mandalore. Sinto um pouco de falta desses eventos de remoção grande por 2 recursos; bom saber que estão voltando pra cena. Olho na restrição de apontar, vai ter muita gente jogando essa carta com somente aprendizes na mesa.
Guilherme: Efeito parecido com Hidden Motive, mas talvez um substituto pra Beguile para os vilões (limitado aos siths e inquisidores). Se você acertar o símbolo, remova os dados, caso contrário, vire-os para o lado blank. Situacional, porém efetivo, ao meu ver.
Jefferson: Temos aqui basicamente um Intenções Ocultas para três dados e custando dois recursos. Apontando um Sith ou Inquisidor, é possível escolher um símbolo e rerrolar até três dados de um oponente. Para cada um dos dados mostrando o símbolo escolhido, você pode removê-los. Caso contrário, vire-os para vazio. Uma remoção bem interessante e deve estar presente em decks azuis de vilão, já que temos poucas.
Conclusão
Dessa vez o comitê deixou claro que utilizará todas as mecânicas da coleção Transformações: Aliados, Dados Paralelos e cartas que “Flipam”. Tudo isso é muito bem-vindo e fez com que, de três spoilers, dessa vez comentássemos cinco. As cartas também apresentaram uma sinergia com a temática de Star Wars que é sempre bem-vinda. Depois desses lançamentos, podemos nos permitir imaginar quais serão os outros dados reaproveitados com o lançamento de Redenção. Que outras surpresas nos esperam? Certamente teremos respostas para isso nos próximos blocos de spoilers.
Até a próxima e que a força esteja com vocês!