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Spoilers de Redenção Parte 10

E chegamos ao artigo final de spoilers da segunda coleção do comitê de continuidade A Renewed Hope, Redenção, a ser lançada no dia 29/01/2021! Para essa missão final, convidamos o polêmico jogador Caio Tácito, o Goldudo, para unir forças com Fernando El Baiano e Jefferson Oliva na análise das cartas. Vamos aos Spoilers!

Décimo Bloco – A Renewed Hope

FONTE: swdrenewedhope.com

Coube ao próprio site do comitê A Renewed Hope publicar o último conjunto de spoilers da coleção Redenção. O artigo teve como foco um estilo de cartas que está presente no jogo desde o início e é fundamental para qualquer estratégia vencedora: as remoções! Não faltou generosidade no último artigo, pois foram divulgadas 6 novas remoções para o jogo.

El Baiano: Force Reflexes carrega a essência das remoções azuis de herói: a necessidade de um dado azul na sua reserva de dados. Pelo alto custo e por necessitar de um dado de alto valor na reserva para ser eficiente, entra pra dar aquela travada na estratégia do seu oponente nos turnos finais do jogo. Talvez aquele modificador +3 sem um dado base não seja mais tão inofensivo assim…

Goldudo: Esta remoção é boa para composições onde você farma muito escudo e late game, imaginando um cenário onde não tem muito o que fazer com aquele dado de 2 escudos ou 2 focos solitário na mesa. Na minha concepção é late game e deve ser usado com mesa recheada de dados de valor alto. Esperamos um Qui-Gon com lado de 2 e 3 shield para rodar plenamente. Ideias para o uso: Deck azul/amarelo com ramp de recurso e armas ou mono blue com personagens que tem 3 lados de 2 ou mais.

Jefferson: Uma espécie de Enredar azul e para heróis, Reflexos da Força é uma carta feita para ser utilizada com bons dados azuis, principalmente com dados de valor 2 ou 3, já que remove até dois dados de valor menor ou igual ao valor do dado escolhido mais 1. Para quem joga de monoblue, uma cópia deve estar presente nos decks.


El Baiano: Um “Excesso de Confiança” bem piorado. Acho que erraram a mão na hora de nerfar o evento. Tudo bem que Rising Whirlwind fica mais temático com a restrição de 2 armas, mas acredito que somar essa restrição com o apontar azul seja um bloqueio pesado o suficiente para que esse evento pudesse ser jogado sem custo. Acabou ficando muito especifico e caro para o efeito.

Goldudo: Esta remoção é um overconfidence nerfado, ele requer que você tenha 1 personagem equipado com 2 armas. Por causa disto, provavelmente veremos 1 no deck em turnos mid-late game. Eu sinceramente achei esta carta ruim em relação ao que temos de remoção hoje. Refletindo um pouco, creio que na próxima rotação teremos remoções neste modelo. Este tipo de remoção favorece deck de vários personagens e decks mill também. Sinceramente, custo 0 aqui seria mais justo.

Jefferson: Uma nova Excesso de Confiança, mas um pouco mais equilibrada. Aponte um personagem azul com duas armas para rerrolar dois dados e remova o menor deles, sendo que no caso de empate, o dono do evento escolhe qual dado será removido. Achei o uso muito restritivo já que é necessário apontar personagem azul com duas armas. Poderia ser uma arma apenas. A vantagem é ser um evento do tipo movimento, então pode ser usado com Lightsaber Mastery e com Apt Lessons. 


El Baiano: Pelo alto custo, acredito que você não deseje pagar 2 recursos para remover apenas um dado, por isso deve ser incluída somente em decks que compartilhem um mesmo subtipo. Embora remover 2 dados pelo custo de 2 recursos seja interessante, você não poder remover dados do mesmo símbolo te impede de se salvar daquele clássica cena de final de jogo, onde aparece um meteoro de dados com um mesmo símbolo.

Goldudo: Creio que faltava uma remoção de 2 dados para times que compartilham o mesmo subtipo, o problema é que ele não remove dados com 2 valores iguais. É uma remoção bem mediana. Há uma tendência de ter apenas uma cópia nos decks, por causa que temos opções com maior consistência pelo mesmo valor.

Jefferson: Mais uma remoção de custo 2, Power of the Tribe, como o nome já diz, são para os decks de um mesmo subtipo. Uma carta forte, já que permite ao jogador remover dois dados do oponente. Não gostei do segundo dado a ser removido necessitar de valor e símbolo distinto do primeiro. O símbolo poderia ser o mesmo, sendo o valor diferente. 


El Baiano: Remoção básica e funcional. Pela versatilidade de ser cinza e neutra, certamente verá jogos em decks que atendam essa restrição. Particularmente preferiria que a restrição fosse aos 16 pontos, assim nós teríamos uma divisão perfeita entre os personagens que não podem (1 a 15 pontos) e os personagens que podem usar essa remoção (16 a 30 pontos).

Goldudo: Percebe-se que as remoções tomaram nerf, mas esta carta parece uma exceção. Esta remoção tem um ótimo custo e benefício: pouco requisito, neutro, custo de recurso justo. Uma carta staple para decks com personagens 17 pontos +. Creio que esta carta seja tanto boa no Early game como no late. Bom para todo tipo de deck: do aggro ao tech.

Jefferson: Uma remoção básica de custo 1 para remover 1 dado. A vantagem é ela ser neutra e cinza, podendo ir em qualquer deck. Para usá-la basta o jogador apontar um personagem com 17 ou mais pontos.  Creio que verá bastante jogo, dado que atualmente já temos vários decks com personagens com esta pontuação sendo utilizados no meta e em Redenção, não será diferente, já que temos spoilers de personagens com 17 pontos ou mais.


El Baiano: Se existe uma cor que pode abrir mão de 2 recursos facilmente para usar um evento como esse, essa cor é a Amarela. Essa carta será o terror dos decks que iniciam com poucos dados, já imaginou selar os dados do Bane por 2 turnos? Com essa carta isso não será tão difícil assim.

Goldudo: Acharia ok se custasse 1, mas acho que esta carta há muito requisito para remoção de 2 dados, provavelmente pode acontecer de remover um dado desnecessário ou você não ter o personagem amarelo vivo quando precisar. Mesmo em deck mono yellow não me parece muito viável na rotação atual.

Jefferson: O ARH caprichou na quantidade de remoções de custo 2. Headstrong remove até dois dados que foram rolados no último turno. Para tal basta apontar um personagem amarelo e pagar os dois recursos. Na falta de remoções amarelas por conta da rotação, mesmo de custo 2, Headstrong é um alento e deve ficar mais forte quando utilizada com Mean Streets.


El Baiano: Quando lemos essa carta pela primeira vez, podemos achar a restrição pesada demais, mas o jogo te entrega tantas situações onde danos são causados, que vale a pena incluir essa remoção de custo zero. Oponente baixou um droid com Aphra? Remova um dado. Foi vítima de um Fluid Riposte com Shien? Remova um dado! Anakin de Transformations ativou e rolou aquele 4 de dano corpo-a-corpo pagando 1? Remova outro dado e peça o ban no Anakin, pois esse não vai dar pra remover.

Goldudo: Apesar da arte meio Playstation 1, esta remoção tem chances reais de ver jogo, por ser custo 0 e ser bastante viável pós- turno 1, por outro lado ela é totalmente inútil contra deck mill e turno 1. Possivelmente, em meus deck amarelos aggro eu colocarei 1 survival instinct e 1 cópia desta carta nova. Importante lembrar que remoção de 0 sempre ajuda sua economia, mas requer certa expertise do jogador. Bom ver cartas assim no nosso joguinho.

Jefferson: Temos poucas remoções amarelas de custo 0. Para heróis, menos ainda. A mais famosa atualmente é Loth-Cat and Mouse, carta de Espírito da Rebelião e relançada em Covert Missions. Em Redenção, o ARH lançou Rallying Cry, remoção que só pode ser jogada se um oponente causou dano em um dos personagens que você controla no último turno e mesmo assim, precisa apontar um personagem amarelo para remover um dado do oponente mostrando valor menor do que 2. Acho muito situacional esse tipo de remoção, mas na falta de outras remoções, verá um pouco de mesa.

Conclusão

Remoções sempre foram fundamentais para uma estratégia vencedora, entretanto sua natureza de possuir restrições sempre requisitou atenção e habilidade dos jogadores para identificarem o melhor momento de jogá-las. Curiosamente, o mesmo se aplica no design das cartas de remoção do Destiny. É importante sentir como o conjunto de remoções está atuando no meta jogo e saber o momento certo de incluir novas remoções, que não podem ser fortes o suficiente para serem onipresentes e causar experiências negativas de jogo, mas também não podem ser fracas ao ponto de remoção se tornar uma coisa obsoleta no jogo. Acredito que exista um equilíbrio bom nesses seis exemplares do artigo, mas a certeza só teremos quando vermos essas cartas na mesa, a partir do dia 29 de Janeiro de 2021! Esperamos que vocês tenham gostado dessa série de spoilers e que, assim como nós, esteja ansioso para jogar com as Cartas de Redenção.

Até a próxima e que a força esteja com vocês!

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